O objetivo do Programa de Gestão da Equipe Técnica de QSMS – Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança – é estabelecer regras para a gestão das atividades da equipe técnica de QSMS da ENGELMIG, utilizando o resultado para avaliação do desempenho individual e coletivo dos integrantes da equipe técnica, sendo divulgada pelo modelo de gestão à vista.

Devido necessidade de um trabalho planejado e objetivando o resultado esperado pela alta administração da ENGELMIG, fez-se necessário a definição do programa de gestão das atividades da equipe técnica de QSMS. O programa foi estruturado considerando as principais atividades desenvolvidas pela equipe técnica de QSMS, sendo elas: metas mensais para as atividades da equipe técnica; acompanhamento e monitoramento dos indicadores de segurança; e, relatório de visita técnica.

O programa utiliza a metodologia de gestão à vista, sendo cada item avaliado através de pontuação específica. Os resultados são apurados mensalmente, analisados e discutidos em reuniões periódicas, além de serem divulgados a todos os interessados.

Destaca-se a possibilidade de visão holística proporcionada pelo acompanhamento do programa de gestão, bem como o balizamento de itens para adoção de medidas de controle. O programa de gestão está ativo desde novembro de 2009.